A Câmara Municipal de Coronel Pacheco abraçou a campanha “Outubro Rosa”, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. Durante a 31ª Reunião Ordinária, realizada na noite de segunda-feira, dia 21 de outubro, os vereadores e os servidores usaram laços rosas, que são o símbolo da campanha.
Durante a sessão, os legisladores municipais destacaram a importância de tratar sobre o tema e de difundir a informação. O vereador Rodrigo Barbosa da Paixão, que também é psicólogo, comentou ainda sobre a relação do emocional com as doenças físicas, alertando para os cuidados que todos devem ter com a saúde física e mental. “É uma campanha muito séria, que deve ser levada a sério. A gente precisa, de fato, nos prevenir em todos os âmbitos. Vamos cuidar do nosso corpo, da nossa mente, do nosso espiritual. Quem não gosta de cuidar da saúde por amor próprio, cuide pelas pessoas que gostam de você”, disse o vereador.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens, cerca de 1% de todos os casos. Entre os sinais de alerta que devem ser observados estão: nódulo; dor ou secreção; edema e o inchaço nos seios.
A doença é geralmente diagnosticada em exames de rotina, sendo a mamografia o principal realizado para diagnóstico e capaz de identificar tumores em estágios iniciais. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e aquelas com maior risco devem seguir um acompanhamento médico individualizado. Importante destacar que SUS oferece mamografias gratuitamente para as mulheres.
Vamos todos ajudar a repassar esta informação, garantindo que as mulheres tenham acesso aos exames preventivos e ao apoio necessário. Com a colaboração de toda a sociedade é possível reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das mulheres da nossa cidade e do Brasil.