Câmara Municipal de Coronel Pacheco Muda Nome do Plenário em Homenagem a Antônio José Cantarino.

A Câmara Municipal de Coronel Pacheco, em um ato de profundo reconhecimento e apreço pela história marcante de Antônio José Cantarino, carinhosamente conhecido como Sr. Tuniquim, anunciou a aprovação do projeto de lei que concede ao recinto legislativo a denominação “Plenário Antônio José Cantarino”.

A iniciativa, liderada pelo presidente da Câmara, Helder Campos Camilo, visa homenagear o ex-vereador Tuniquim, que desempenhou um papel fundamental na esfera política de Coronel Pacheco. O projeto destaca a importância de reconhecer e reverenciar a memória deste cidadão exemplar, assim como seus familiares, que continuam a contribuir para o progresso e desenvolvimento da cidade.

Antônio José Cantarino, Vereador por diversos mandatos entre 1971 e 1996, deixou um legado notável como chefe de família, cidadão exemplar e trabalhador incansável. Nascido em 7 de fevereiro de 1927, Tuniquim e sua esposa, Dona Flauzina de Araújo Cantarino, construíram uma família de 13 filhos e se estabeleceram em Coronel Pacheco em 1947.

Embora tenha falecido em 8 de dezembro de 2022, o legado de Antônio José Cantarino permanece vibrante na comunidade. A proposta de renomear o Plenário surge como uma maneira de imortalizar a memória deste ilustre cidadão, destacando seus valores e contribuições para a sociedade.

O presidente da Câmara, Helder Campos Camilo, ressaltou a excepcionalidade deste projeto, apresentado antes de completado um ano do falecimento de Tuniquim. Destacando a relevância da atuação de Antônio José Cantarino no Poder Legislativo e na administração municipal, a Lei Nº 959, de 28 de setembro de 2023, oficializou a alteração da denominação do Plenário.

Coronel Pacheco, ao adotar esse gesto simbólico, reafirma seu compromisso em reconhecer e eternizar aqueles que, como Antônio José Cantarino, moldaram a história local com dignidade e dedicação. A homenagem não apenas expressa gratidão pelo passado, mas também demonstra respeito pela trajetória de uma figura notável que deixou sua marca indelével na comunidade. A cidade agora tem o “Plenário Antônio José Cantarino” como um espaço que perpetua a memória desse ilustre pachequense.